DIVISÕES DO PLOT E SEU GRÁFICO
11/09/2017
RITMO DA HISTÓRIA, CENAS E PARÁGRAFOS
19/09/2017

ROTEIRO DO CAPÍTULO

Bem-vindos, leitores!

Hoje vamos tratar do ROTEIRO DO CAPÍTULO!!! :3

Não vai ser complicado, eu juro pra vocês (depois de terem organizado o plot, raramente algo é tão complicado XD).

 

O roteiro do capítulo é algo que costumo fazer antes de escrever cada capítulo. Uma organização das cenas que precisarão ter para abordar o assunto que você decidiu no plot.

O meu roteiro costuma ficar em tópicos. Utilizando o exemplo do arco mágico (alguém dê um nome pra essa história xD), ficaria algo assim:

 

Capítulo 1:

– Protagonista voltando da escola e pensando como ultimamente se sente perseguido;

– Cena dentro da casa. Mostrar um pouco a família e a vida normal do protagonista;

– Descrever como ele tentou achar que era impressão. A campainha toca. Ele vai atender e um bicho não humano invade a casa onde ele está sozinho;

– Numa fuga desesperada, o protagonista vai parar no sótão. Ele acha o arco. O bicho está batendo na porta e vai arrombá-la. O arco parece novo… MAS NÃO TEM FLECHAS. O bicho invade o lugar e o protagonista ia ser morto, mas no pânico ele consegue usar o arco mágico e derrota a criatura.

– A família do protagonista (pensei agora que poderia ser uma pessoa só, como uma avó ou um pai, mostrando que já teve baixas nessa família) chega e vê o que aconteceu. Para a surpresa do moleque (que estava desesperado pensando se deveria esconder o bicho ou simplesmente sair correndo XD), sua família sabe do que isso tudo se trata…

PRONTO! XD Meu roteiro seria algo assim. Cada tópico seria uma cena… e também tive uma ideia no meio do roteiro (a história da família do cara saber sobre os bichos, arco e tudo mais). :3

 

Depois que terminar o roteiro, dê um nome ao capítulo (se vocês forem usar nomes para capítulo). E, embora não seja obrigatório mas é bem interessante que faça, é ANTES de escrever o roteiro colocar umas palavras-chave no papel que você está usando (para definir o que é importante mostrar nesse capítulo).

No caso desse primeiro capítulo seria algo como: vida (normal) do protagonista, o encontro dele com o arco.

 

Coisas assim. ^^ Isso ajuda a “manter o foco” e também não se esquecer de nada que deveria ter abordado. Ainda, dependendo do capítulo, pode escrever um “climão” pra ele (por exemplo, se um personagem morreu recentemente, algo como “clima triste”. Você se lembrará de que tem que escrever com uma vibe de depressão XD).

 

O roteiro é algo para te ajudar, mas é super comum que, na hora de escrever, MUITA COISA não saia como o planejado (tipo onde cortar a cena, um diálogo que você teria colocado não encaixa, o personagem não vai agir da forma como esperava por conta da personalidade dele, etc). XD Mas não se preocupe. Isso também é um gostinho de escrever. É como se fosse uma propagação de erro do roteiro (quanto mais pra frente, mais chances de não sair como o esperado).

Por conta disso, muitas vezes acontecerá de não ter abordado tudo que queria em um capítulo só (simplesmente porque não encaixou, ficaria muito comprido, ou mil outros motivos).

Daí é só anotar para que aborde isso no PRÓXIMO CAPÍTULO (porque se seu plot estiver certinho, é algo que você precisa abordar no começo, certo?). ^^ E, aí, na hora de escrever o roteiro do próximo capítulo, você coloca esse assunto como uma das palavras-chave (eu já empurrei um acontecimento por uns três capítulos porque não tinha uma cena para encaixá-la XDDD).

 

Sobre roteiro é basicamente isso! ^^ Ele serve como uma “liga” entre seu plot e seu texto. Uma “conversão” que te impede de dar um pulo grande demais (porque mesmo todo detalhado, o plot ainda é bem vago para transformar em cenas/palavras) e sair um capítulo esquisito.

 

Escrevam seus roteiros… E AÍ FINALMENTE ESCREVAM!!!!!!!!!!!!!!!!
A partir do próximo capítulo, passarei a dar umas dicas básicas de escrita (que aprendi em tudo quanto é lugar, mas já não lembro mais onde), mas vocês já estão livres, leves e soltos para ESCREVEREM, ESCREVEREM E ESCREVEM!!! UHUUUUULL!!!!!! (Depois de tanto sofrer organizando plot e roteiro, falem a verdade: vocês já estavam loucos para pularem no word e escreverem o primeiro capítulo, não é? XDDD)

Fiquem de olho aqui no blog! @_@ Adoro vocês! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *