ROTEIRO DO CAPÍTULO
14/09/2017
DICAS DE PONTUAÇÃO
25/09/2017

RITMO DA HISTÓRIA, CENAS E PARÁGRAFOS

Bem-vindos, leitores! ^^

 

Vocês se lembram da história de que o “ponto do tédio” do leitor é bem baixo e temos sempre de mantê-lo entretido para que não abandone nosso livro?

Bom, a dica de hoje é sobre o elemento essencial para manter o leitor virando as páginas:

 

O RITMO.

O ritmo é uma coisa que existe na história, nas cenas e nos parágrafos.

 

Tenha sempre em mente que:

 

A HISTÓRIA deve estar SEMPRE andando. Seu livro não é um seriado sem fim, enrolando para chegar ao último boss. Muito pelo contrário, sempre caminhe em direção ao grande objetivo (claro, haverá empecilhos, a história tem um meio, mas o grande quê é que os personagens sempre têm como objetivo o “grande objetivo”, o “porquê da história”).

 

AS CENAS precisam ter uma sequência que NÃO CANSE. Por exemplo, se acabou de escrever uma cena com um personagem terciário (espero que brevemente e só porque havia no cenário algo muito importante para a história), não coloque na sequência OUTRA CENA com um personagem não tão importante. XD As pessoas querem ver o protagonista na maior parte do tempo, os personagens secundários no tempo que sobrou… e geralmente só.

 

OS PARÁGRAFOS devem ter seus tamanhos variados. Vários parágrafos seguidos com o mesmo tamanho enchem o saco por si só e dá até a impressão de que a história desacelerou. Mescle parágrafos médios com longos e curtos para dar movimento (RITMO!) a esse texto! :3

 

Continuem escrevendo tendo em mente o ritmo da sua história/cenas/parágrafos!!! ^^

 

No próximo post, darei uma importante dica sobre pontuação (porque é algo que o pessoal frequentemente erra… e não tem nada a ver com falta de vírgulas. Normalmente é o EXCESSO delas). ^^

Fiquem de olho! @_@ Adoro vocês! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *