Bem-vindos, leitores!
Agora vamos para o Passo 2!
…Fizeram o passo 1?
É um PASSO-A-PASSO, então tem que fazer PASSO-A-PASSOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
Enfim.
O passo 2 consistirá em…
DAR NOME AOS BOIS.
Sim. Parece bobeira, mas é importante.
Até agora, possivelmente, você veio chamando seus personagens de “homem”, “menino”, “mulher”, “garota”, “guerreiro”, “protagonista”, ou qualquer coisa do gênero.
Maaaas, para desenvolver plots longamente e você ter uma linda imersão na sua própria história (se nem o escritor estiver imerso, o negócio tá feio), você precisa DAR NOME AOS BOIS.
Talvez você não tenha notado, mas mesmo no dia-a-dia, quando você descobre o nome das coisas é que passa a ter melhor consciência delas. Um matinho no meio da rua é só um matinho, até descobrir que ele se chama “Mato Cintilante” e aí PRONTO! Ele é o Mato Cintilante, não é qualquer mato.
Com seus personagens, cenários e acontecimentos (que você definiu no passo 1), é a mesma coisa. Nomeie seus personagens, o mundo em que eles se encontram (caso seja fictício. Caso não seja, pesquise aí o lugar em que se passará) e talvez alguns acontecimentos (marcos dentro da história, tipo “guerra dos sete deuses”, “o dia do sol vermelho”, esse tipo de nomenclatura).
Nomeie aí seu gado! Depois iniciamos o passo 3!!!