Bem-vindos, leitores e escritores!
O próximo passo para escrever sua história é: RESOLVER O MEIO.
Até agora, possivelmente você chamou o meio de “e os personagens saem numa aventura” ou “e acontecem várias coisas…”. Mas não dá para viver disso para sempre.
Pois é. O meio que é o complicado. Fazer o começo e o fim interessantes é uma coisa – eles são, inevitavelmente, mais impactantes -, mas MANTER TODO O MEIO LEGAL é o complicado.
O meio é onde fica entediante, arrastado.
O meio é onde pode ficar vago e esquisito.
O meio é um monstro.
Então primeira coisa: tenha em mente que para ter um meio legal e sustentado, é preciso transmitir MAIS COISAS com MENOS PALAVRAS.
Sim. Ser cheio de informação e curto. Isso aí. (Ter o texto fluido também é importante, mas isso é mais para frente. Para fins de plot, é sempre MAIS COISAS EM MENOS PALAVRAS).
Ou seja, não pode ter lenga-lenga no meio, senão o leitor vai se entediar e largar seu livro.
Mas o meio também não pode ser curto e vago, senão a história fica ruim.
…É. É um negócio difícil, mas não entre em pânico. Essa etapa é para te ajudar.
Sua missão:
DEFINIR TRÊS EVENTOS MAIORES (coisas interessantes) PARA O MEIO!
Pense num evento para pouco depois da história ter deslanchado (um pouquinho depois do começo), um evento para usar bem no meio da história (meio-do-meio?!) e um evento antes dos ocorridos do final (pense como um pré-clímax. Uma coisa que vai criar a tensão para o seu clímax final).
3 EVENTOS. Só isso. Ninguém vai morrer, juro.
Defina aí essas três coisas para a sua história! (Morre o pai do protagonista? Desaparece um personagem importante? Inventa aí!)
Só isso por hoje! Não desistam e venham comigo!
Até o próximo passoooo~